Ética e Ambiente Virtual - 2019.1

No 1o semestre de 2019 discentes do Curso de Filosofia aplicaram o Projeto de Extensão Ética e Ambiente Virtual desenvolvido junto à disciplina Projeto em Filosofia III.

O objetivo consistiu em provocar a reflexão sobre a importância do desenvolvimento de uma consciência e conduta ética ao utilizar ou favorecer-se de informações contidas no ambiente virtual, principalmente as que estão disponíveis nas redes sociais.

Os objetivos específicos delineados foram:

• Apresentar aos participantes o conceito de Ética presente no livro Ética a Nicômaco, de Aristóteles, buscando refletir sua validade e atuação no ambiente virtual;
  • Despertar a atitude crítica dos estudantes a partir da análise de situações no meio virtual em que o caráter ético seja questionável;
  • Preparar os alunos para que, conhecendo os princípios éticos propostos por Aristóteles, sejam capazes de aplicá-los no uso cotidiano das redes sociais.

As ações aconteceram em 2 cenários de aplicação, direcionados para alunos do Ensino Médio, ambos situados em Cachoeira Paulista:

• EE Paulo Virgínio, bairro Margem Esquerda;
  • ETEC Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel, bairro Vila Carmem.

Docente responsável:  Prof. Dr. Henrique Alckmin Prudente

REGISTROS