O Projeto de Extensão: Programa: CRLT- Z foi desenvolvido pelos alunos do 5º período do Curso de Comunicação Social, Rádio e Televisão, dentro da Pedagogia de Projetos, com orientação da Prof.ª. Me. Ana Lucília Paixão Rodrigues, na disciplina Roteiro e Produção em Tv (80ha).
O projeto buscou elaborar um programa de TV, no formato talk show para jovens universitários, colocando em pauta o conceito do Brain Rot – podridão cerebral, refletindo uma inquietação legítima dos alunos diante dos efeitos do uso intenso das tecnologias digitais sobre a saúde mental, a cognição e o cotidiano da juventude. Com uma abordagem jovial, interativa e dinâmica, o projeto buscou unir leveza e profundidade, informação e entretenimento, linguagem acessível e conteúdo crítico.
Para o desenvolvimento, o projeto baseou-se nas aulas teóricas, pesquisa bibliográfica e na elaboração prática de um roteiro para um programa ao vivo e sua aplicação. Dividiu-se os alunos em equipes, funções e tarefas, formando um plano de ação para uma gestão harmônica do projeto.
O programa aconteceu no espaço da Quadra de Esportes da Faculdade, o primeiro bloco contou com a apresentação do projeto, introdução ao termo Brain Rot – Apodrecimento do Cérebro na era moderna e entrevistas com a comunidade local sobre o tema. Em seguida, realizou-se um bate-papo com dois convidados importantes: um influenciador e estudante de filosofia da faculdade e um profissional da área psiquiátrica. As apresentadoras conduziram um bate papo com os convidados abordando sobre o tema e assuntos como: saúde mental e psíquica, excesso de telas digitais, desenvolvimento humano, excesso de informação, concentração/rendimento nos estudos e seus reflexos na vida em sociedade. No segundo bloco, realizou-se uma interação com o público e games com os convidados. O programa foi transmitido através da plataforma Youtube, no canal da Instituição: CTRL Z : BRAIN ROT
O projeto proporcionou não apenas um exercício técnico, mas um espaço de formação humana, cultural e comunicacional. Foi uma aula expandida — que saiu da sala e ocupou a cena com propósito, criatividade e protagonismo estudantil. As entrevistas realizadas no programa, permitiram a troca de experiências com os profissionais convidados, cativando e entretendo o público. Técnicas de entrevista, roteiro, fotografia e iluminação foram aplicadas. Assim, os alunos se aproximaram ainda mais do mercado de trabalho.
Docente responsável: Prof.ª. Me. Ana Lucília Paixão.
Registros: