25 agosto de 2018

5º SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O 5º Simpósio de Iniciação Científica (SIC) é uma iniciativa da Faculdade Canção Nova e tem como objetivo geral divulgar os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de licenciatura e bacharelado da FCN, dando visibilidade e valor aos mesmos.

Na quinta edição, o Simpósio é aberto ao público externo com convite direcionado ao Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal Lorena e Centro Universitário Teresa D’Ávila – Unifatea, instituições da região que possuem matriz Salesiana. O evento também é aberto a toda comunidade acadêmica e aos missionários e colaboradores da Fundação João Paulo II na condição de ouvintes.

Público-alvo:

• alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Canção Nova;
  • ex-alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Canção Nova;
  • alunos matriculados no curso técnico de Rádio e TV do Instituto Canção Nova;
  • alunos matriculados nos cursos de Administração, Jornalismo e Rádio, TV e Internet da Unifatea;
  • alunos matriculados nos cursos de Administração e Filosofia do Unisal-Lorena.

A declaração de matrícula emitida pela Instituição de Ensino deverá ser apresentada no dia do evento, no ato do credenciamento e entrega dos crachás.

Inscrições:

As inscrições contemplarão as seguintes modalidades:

• participação;
  • participação e submissão de trabalhos.

O 5º SIC será realizado no dia 25/08/2018. As inscrições foram prorrogadas até o dia 11 de junho. Portanto, prepare já o seu resumo científico!

Todos os alunos deverão se inscrever, mesmo se forem apenas participantes, sem a submissão de trabalhos. A inscrição é individual. Cada aluno deverá preencher o formulário de inscrição no site. Os resumos científicos devem ser submetidos em formato .doc por meio de upload do arquivo. Não há limite para o número de trabalhos enviados por autor.

No ato da inscrição, o autor deverá escolher a categoria do trabalho: Concluído ou Em Andamento. Se o trabalho for em grupo, um único autor (e apenas um) ficará responsável pela inscrição/submissão do trabalho no sistema com a indicação dos demais co-autores, título do trabalho e professor-orientador. Os alunos co-autores devem fazer apenas a inscrição individual como participantes. O aluno pode ser autor e/ou co-autor de vários trabalhos.

Não é possível cadastrar outros autores, alterar dados já cadastrados ou enviar o trabalho após finalizada a inscrição.

Os resumos inscritos no SIC serão avaliados pela Comissão de Avaliação dos trabalhos, composta por, pelo menos, três professores de cada curso:

Curso de Administração: Bruno Nascimento V. da Cunha, Rodolfo Anderson B. de Aquino e Fernanda A. Z. de O. Aquino;

Cursos de Filosofia e Teologia: Lino Rampazzo, Ademir Pereira da Costa , Patrícia Adriana Corrêa Pereira e Anna Aryel Amaro da Silva;

Curso de Jornalismo: Maria Elisabete Rabello; Vaniele Barreiros da Silva e Tatiane Eulália M. de Carvalho;

Curso de Rádio e TV: Marcos Jolbert Cáceres Azambuja, Ioná Piva Rangel e Thiago Vasquez Molina.

Os trabalhos poderão ser aprovados, aprovados com correções ou reprovados. Os trabalhos aprovados serão divulgados até o dia 13/08. Se aprovados com correções, os mesmos serão devolvidos aos respectivos autores para realização das correções apontadas pela Comissão de Avaliação. A data final para reenvio do trabalho final corrigido no sistema (área do inscrito) é 24 de agosto

Taxa de inscrição:

Será cobrada uma taxa de R$ 20,00 (vinte reais), para o público externo à Faculdade Canção Nova, a ser paga no dia do evento, no ato do credenciamento e entrega dos crachás.

Trabalhos:

Apenas alunos podem ser autores de trabalhos. Um único autor ficará responsável pela inscrição do trabalho no evento. Cada trabalho poderá ter, no máximo, oito autores. Deve haver, necessariamente, um professor-orientador para cada trabalho inscrito, sendo este, o último autor listado. Um mesmo professor pode estar vinculado a mais de um trabalho no Simpósio. Cada professor poderá orientar até oito trabalhos.

Todas as especificações relacionadas à confecção dos resumos e também normas para a orientação e avaliação dos trabalhos por parte dos professores, se encontram no Regulamento do SIC (V SIC – Regulamento).

Serão aceitos trabalhos nas categorias “Concluído” e “Em Andamento”.  A estrutura geral dos trabalhos é:

*categoria “Concluído”: Título, Autores, Afiliações, Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações finais, Agradecimentos (opcional) e Referências.

*categoria “Em Andamento”: Título, Autores, Afiliações, Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados Preliminares, Agradecimentos (opcional) e Referências.

Para auxiliar na confecção do resumo científico, disponibilizamos um trabalho real, elaborado nas normas e já no formato descrito no Regulamento do SIC: SIC-Modelo Resumo Expandido

Não serão aceitos trabalhos fora das normas estabelecidas no Regulamento.

Os trabalhos aprovados serão submetidos à exposição no 5º SIC, no dia 25/08, por meio de apresentação em pôster. A confecção do pôster é de responsabilidade dos autores. As especificações referentes ao pôster também se encontram no Regulamento. Para auxiliar na confecção do pôster, disponibilizamos o modelo a seguir: SIC-Modelo banner

A Faculdade emitirá os certificados e confeccionará os Anais (digital) do evento, com ISBN, para a publicação de todos os trabalhos aprovados, contribuindo assim para a divulgação e popularização do conhecimento, além de ser uma oportunidade aos alunos e professores que poderão agregar tais publicações aos seus currículos. Além disso, serão premiados os melhores trabalhos de cada curso ao final do evento.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: sic@fcn.edu.br

Profª. Me. Joice de Araújo Reis Mendes

Núcleo de Extensão – Faculdade Canção Nova